sábado, 28 de janeiro de 2017

Diário de uma estagiária #4

Eu disse que isto ia ficar a modos que em stand by, mas lamento, não consigo.
E não o consigo por quê??
Então que o estágio é uma coisa assim muito fofinha, que decorre em circunstâncias pouco usuais, já que apenas estou da parte da manhã. No entanto, nesse período da manhã, é possível fazer alguma magia. Não só consigo inteirar-me de projectos e de outras situações que decorrem no local, como consigo visitar locais que têm que ver com o estágio. 
Nesses locais é comum encontrar algumas crianças, e por vezes, ao verem uma pessoa diferente do habitual - neste caso, euzinha da silva - as crianças tendem a ter um comportamento um pouco diferente daquele que têm com as pessoas que vêem todos os dias.
E as perguntas, seguidas de breves diálogos; instalam-se:

Minina 1- Quem é você?
Eu - :o eu.. Eu vim ver se estava tudo bem por aqui! :)

Já depois de terem dito o meu nome às crianças umas três vezes:
Minina 2 - Como é que te chamas?
Eu - :D

Minino 1 - OLHAAAA!! EU SEI FALAR FRANCÊS!!!!!
Eu - Ahh, que bom!! Depois já me vais ensinar! :D

Minina 3 - Tu és professora?
Eu - Não não, só vim ver se estão todos a portar-se bem :)

Amiga da Minina 2, já noutro local grita-me - A minha irmã tem uma amiga que tem o teu nome!!
Eu - :D Olha já viste que giro! Então e gostas do teu almoço hoje?
Responde o amiguinho ao lado - NÃO! É peixe hoje!
Eu - Então mas hoje é salmão, é tãaaaao bom!
Amiguinho ao lado - Não é salmão! É PEIXE!! Os gatos é que comem salmão!
Eu - Ah sim? Mas eu pensava que os gatos gostavam muito de peixe!
Amiguinho ao lado  - Não não, os gatos gostam de salmão!!!!!!
Naquela de tentar amenizar a conversa..
Eu - Então e a sopa, está boa?
Amiguinho ao lado - hum.. não.. não gosto..
Amiga da minina 2 - MAS É SOPA DE LETRAAAAS!! 
Eu - Então, mas eu também vou comer sopa! E olha que cheira muito bem!!

Minina 4 - Olá!!!! Também vais ao clube? :D
Eu - Sim, vou :)
Minina 4 - Eu também!!
Eu - Então até logo, agora vou almoçar :)
Minina 4 - Mas depois podes ir e ficar ao pé de mim?
Eu - Erm.. Eu não sei, mas depois vemos, sim?
Minina 4 - Ya!

Minina 5, já no clube - Tu és portuguesa??
Eu - Sim sou.
Minina 5 - Ah.. é que ele é francês, e aquelas duas senhoras também!
Eu - Não, só ele é que é francês, as senhoras são portuguesas como eu :)
Minina 5 - Ahh!! Eu pensava que eram da França! Que línguas é que falas?
Eu (vá, vamos aqui dar mais emoção!) - falo português, inglês, francês, espanhol, e sei algumas palavras em russo.
Minina 5 - :O és tu que nos vais dar aula a seguir??? :O
Eu - Não sou eu não, eu só vim ajudar aqui no clube e ver se estava tudo bem por aqui :)
Minina 5 - Oh.. Depois vais-te embora?
Eu - Sim..

 Ainda no clube, grupinho de três amigas, incluindo a minina 5
Minina A - Olha, ela (minina B) quer saber uma coisa mas está com vergonha de perguntar!!
Minina 5 - Sim!! 
Minina B - Oh, não é nada!
Eu - Diz-me lá o que queres saber.
Minina 5 - Ela quer saber como se diz beijinhos em francês!!! (risos e mais risos)
Eu -  Então beijinhos é bisous! - tentei dizer da forma mais natural possível sem me deixar levar pela galhofa das amiguinhas, todas zombadoiras com a situação, e ainda brinquei - e se estiveres a despedir-te de muitos amigos ao mesmo tempo podes dizer "bisous à tous" :)
Minina B, meio envergonhada - Ah, obrigada!

Sem comentários:

Enviar um comentário